ATLETISMO
12 de dezembro de 2008
Corta-mato resultados finais Iniciados Femininos
1º Lena Clasing 8ºE
2º Daniela Dia 8ºD
3º Dalila Lima 7ºC
4º Raquel Abreu 9ºC
5º Carolina Fonte 9ºC
6º Ana Moura 8ºA
3 de junho de 2008
Este blog...
o propósito deste blog é falar sobre questões ligadas ao atletismo e um conjunto de oportunidades que eu me proponho criar ou que já existem.
está a aberto a todas as pessoas que queiram interagir nesta área e mostre interesse pelas diferentes disciplinas desta modalidade.
2 de junho de 2008
O que é o Atletismo?
As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. no campo, como a maratona.
25 de abril de 2008
Relatório da Visita de estudo á Escola de Paço de arcos
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB
Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA
ANO LECTIVO 2007/ 2008
Disciplina Organização e Desenvolvimento Desportivo
Curso Tecnológico de Desporto
Relatório da vista á escola de Paço de Arcos
Elaborado por:
Sara Daniela da Silva Mendes
Professor responsável Francisco Teixeira Homem
Aveiro, 18/19 de Fevereiro 2008
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de organização e desenvolvimento desportivo, onde foi proposto à turma do curso tecnológico de desporto da escola Jaime Magalhães Lima pela escola luís Freitas Branco que teve como principal finalidade a troca de experiencias entre as duas turmas em questão (10ºano de desporto). O trabalho consiste descrição da viagem realizada pelos alunos do 10ºh à escola de Paço de Arcos, em conjunto com o professor responsável, Francisco Teixeira Homem.
Esta visita teve duração de dois dias sendo eles, 17 e 18 de Fevereiro, onde no decorrer do trabalho se vai poder observar a descrição dos mesmos.
Foi no contexto que surgiu a ideia de realizar um relatório que seja possível responder as questões que surgiram durante a visita assim como sua analise descritiva, desde o momento da nossa partida até à chegada.
O objectivo deste trabalho é justamente apresentar as respostas ás questões possivelmente capaz de surgir, igualmente ao procedimento de fazer uma analise descritiva, como já foi referido anteriormente, de uma maneira pormenorizada.
Análise descritiva
Dia 18
dia 18, segunda-feira, primeiro dia da nossa visita, a saída estava prevista para as 8h:30m e assim foi, como um pequeno atraso mas nada de grande graveza. A viagem foi calma, com duas paragens pelo caminho, para descansar ir aos lavabos assim como comer alguma coisa. A chegada á escola de Paço de Arcos encontrava-se marcada para as 11:30 , mas chegamos por volta do 12:00. Após a chegada dirigimo-nos á sala de convívio dos alunos onde esperamos pelo professor, pois era ele que possuía as senhas de almoço, passado algum tempo foi-nos apresentado alguns alunos da turma de desporto do 11ºano onde estes também viriam a almoçar connosco. Depois, fomos buscar as nossas malas ao autocarro e leva-las para o local onde íamos pernoitar, que se seguia mais a frente uma pequena reunião com a turma de intercâmbio. Nesta reunião foi-nos apresentada a turma completa do 10ºano assim como do 11ºano, e colocadas algumas questões à turma em conjunto como por exemplo:”qual a nossa perspectiva em relação ao futuro profissional no âmbito do desporto?”. Após a aula foi-nos feita uma visita guiada a escola, visitando assim as suas entalações desportivas entre outros, já no final desta visita que terminou no pavilhão desportivo propuseram-nos a pratica de algumas actividades desportivas entre as quais; ténis, voleibol, futebol, basquete e ainda badmington. Prolongando-se assim até ás 6h:30, onde os alunos foram tomar o duche para de seguida irem jantar.
De seguida como ainda faltava algum tempo para a hora marcada para o jantar(8:00) o professor impingiu-nos uma ideia, ir dar um pequeno passeio. Chegada á hora do jantar fomos em direcção ao restaurante onde procedemos ao mesmo.
Já no final deste continuamos o passeio pela cidade (como já estava previsto), neste passeio fomos até a praia onde ficamos aí algum tempo, e logo de seguida fomos em direcção novamente á escola para dormir.
Dia 19
Terça-feira, a alvorada foi dada as 7:15m , para termos tempo de tomar o duche e o pequeno almoço antes que comece as aulas, após isso tivemos uma aula conjunta de educação física(pratica) onde o jogo proposto era corf ball, e as equipas eram formado as com alunos da escola de Aveiro juntamente com os alunos da escola visitada com objectivo de ambas interagirem -foi realizada no campo exterior. No final desta aula a turma dirigiu-se para o pavilhão onde lá também iria continuar a pratica desportiva mas em diferenciados desportos como; voleibol, badmington e futebol, onde aqui a turma visitante em conjunto com alguns elementos da outra turma foram divididos entre estas três modalidades desportivas. Os restantes alunos(so da escola visitada) também lhes foi imposto trabalho. A turma do 11ºano estava dirigida para organizar as actividades que os outros iriam praticar alternando rotativamente a sua posição a nível da organização das actividades, por outro lado a turma do 10ºano estava destinada a observar os nossos jogos procedendo assim as fichas de observação dos variados desportos presentes.
No final desta pratica desportiva os alunos tinham uma aula conjunta, onde nessa mesma foi abordada com o seguinte tema: ”técnicos de desporto e internet”. Esta aula tinha como principal objectivo, fazer com que os alunos juntamente com ambos os professores encontrar a relação entre os dois tópicos, ficando sem tempo a analise desse tema ficou só pelo o inicio, espera-se concluir essa analise na visita da escola em questão a Aveiro.
No final da aula fomos almoçar, e de seguida procedemos á despedida da escola e da turma com que foi realizado o intercâmbio
Dirigimo.nos para a pista de canoagem do jamor onde visitamos a sala onde se encontrava as canoas e onde também nos foi dada uma explicação sobre canoagem e os variados tipos de canoas. Demos uma pequena volta á pista e dirigimo-nos logo para a piscina olímpica que se encontrava uns metros á frente, entramos, observamos e por fim procede-mos ao retorno da viagem. No caminho para Aveiro foram feitas duas paragens, as mesmas no caminho para Paço de Arcos, a chegada foi por volta das 7:45m. Terminando assim a viagem
Objecto de estudo
Como objecto de estudo utilizei:
· a visita (intercambio), pois aqui tivemos a oportunidades de trocar experiencias com outras pessoas e conhecer a sua maneira diferente de agir em diferentes actividades desportivas.
· Pista de canoagem foi outro local visitado onde as esplicaçoes dadas foram muito esclarecedoras.
Aprendemos coisas tais como; a existência de várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade e por fim a Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas. assim como as características dos caiaques e canoas;
Caiaques com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito peso, são apropriados para principiantes. Para descidas de rios com águas agitadas, os caiaques devem ter baixo volume casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade. Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos caiaques estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São caiaques fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento. Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha recta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.
Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada, em virtude da facilidade de se retornar a posição normal com facilidade mesmo estando o barco totalmente inclinado para a lateral.
No nosso objecto de estudo também inclui-se a piscina olímpica onde não temos muito para dizer, podemos dizer que é constituída por 2, uma de 50metros e a outra tem a particularidade do seu piso descer dando a possibilidades de realização de provas de salto para a agua.
As actividades desportivas realizadas também nos serviram de objecto de estudo, pois podemos observar toda qual o método de aprendizagem utilizado e se esses funcionam, qual a aderência e interesse dos alunos na participação nas aulas e actividades propostas. Contudo a nossa observação pode concluir que o método utilizado lá é antagónico, do que é usado connosco.
Avaliação crítica
A minha análise em relação á visita de certa forma é positiva.
pois como já referido anteriormente este intercambio deu a conhecer outros lados do ensino, do método utilizado e acima de tudo a troca de experiencias entre ambas as turmas .
A parte que dinamizou ambas as turmas na minha opinião foi a prática de actividades físicas em conjunto pois aí as pessoas em geral interagem muito mais umas com as outras apesar da sua personalidade.
A visita a pista de canoagem e á piscina olímpica foi algo de diferente conseguiu a atenção da turma visitante, essa atenção foi conseguida pois na turma não à tanto contacto a nível da canoagem assim como a piscina olímpica, porque maior parte das pessoas presentes nunca tinham visto ou sequer entrado na piscina olímpica, na parte da pista de canoagem ouve um interesse maior pois foi nos dada uma explicação sobre a qual não existia tal conhecimento profundo sobre esta matéria por parte dos alunos.
na minha opinião acho que fomos criando demasiadas expectativas em relação a esta visita, e consoante o decorrer da mesma essas foram diminuindo. apesar de tudo correu bem e teve uma funcionalidade e objectivos bem formalizados.
Conclusão
Em resumo, pude observar todas as diferenças existentes a nível da aprendizagem, e perceber que a troca de experiencia é importante.
24 de abril de 2008
Visita de Estudo à piscina o Sporting
Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA
ANO LECTIVO 2007/ 2008
Disciplina Organização e Desenvolvimento Desportivo
Curso Tecnológico de Desporto
Relatório do clube Sporting de Aveiro (piscina)
Elaborado por:
Sara Daniela da Silva Mendes
Aveiro, 7 de Fevereiro 2008
Introdução
O SPORTING CLUBE DE AVEIRO, fundado em 21 de Março de 1951, é uma associação desportiva, cultural e recreativa, constituída como pessoa colectiva de direito privado e declarada de utilidade pública, nos termos do Decreto-lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no Diário da república, II serie, nº 245 de 22 de Outubro de 1982, pelo seu contributo em prol do desporto.
Em 21 de Março de 1951, uma comissão de sportinguistas, da qual são relembrados os nomes de José Clemente, Capitão Aristides, António Massadas Rino e Júlio Simões, pessoas na altura muito ligadas ao desporto, tiveram a iniciativa de fundarem o clube.
Ou seja, neste trabalho vou essencialmente falar de um conjunto de aspectos que estão directamente ligados á piscina desde, a sua história (onde/quando foi fundado, por quem etc. …), as suas infra-estruturas, a sua tipologia, também vou referir aspectos tais como as instalações utilizadas, os apoios que o clube tem (ex.: quantos e com quem se estabeleceram protocolos) qual constituição da equipa/atletas tanto feminino como masculino, assim como as varias funções exercidas a nível do secretariado, entre outras.
Este trabalho têm como principal objectivo compreender melhor todo o conjunto de aspectos referidos anteriormente, e essencialmente ajudar a entender a estrutura, tipologia, e meios necessários para ter uma piscina com condições necessárias para o seu melhor funcionamento.
O clube
Natação
O clube Sporting de Aveiro proporciona aos docentes várias modalidades, tais como; vela, canoagem, pólo aquático, natação, e campismo (mais directamente ligado aos sócios).
Dentro da área da natação podemos encontrar, a natação pura, natação para bebes, natação para crianças e para adultos, aperfeiçoamento também para crianças e também pré-competição e competição.
INICIAÇÃO A (adaptação ao meio aquático)
INICIAÇÃO B (já adquiriu alguma autonomia, deslocação na aula, respiração, e imersão).
A Piscina com proporções tem 25m por 16m, que é a piscina principal contendo assim 8 pistas tem requisitos essenciais para a realização de provas oficiais. Por outro lado a outra piscina, que cotem proporções inferiores á anterior (12m por 8m), a funcionalidade desta é de aprendizagem e adaptação, a sua profundidade varia entre os 90cm; 10cm de altura.
Fases de uma piscina
As piscinas são instalações destinadas às actividades aquáticas, compreendendo o tanque e os demais componentes. Isso significa que o termo piscina é mais abrangente que um reservatório de água destinado ao lazer, e dependendo do porte e tipo de empreendimento inclui vestiários, banheiros, bebedouros, entre outros. Para a construção de uma piscina 1º é preciso ter em conta o projecto a definir, ou seja, o projecto de arquitectura de uma piscina considera como objectos de estudo as bordas, raias, sistema de aquecimento e hidráulica, iluminação, água de enchimento, saliências e degraus.
Segundo a NBR 9818, que exclui dessa norma as piscinas residenciais privadas, desportivas e especiais, as demais devem obedecer à tabela a seguir:
Fases do projecto:
· Papel (desenhar a planta);
· Envia-lo para as actividades competentes, que estas vão avaliar a anterior;
· E a sua localização;
Para a construção de uma piscina é preciso ter em conta e seguir estas três fases do projecto, e se estas tiverem de acordo com as expectativas esperadas com a tipologia para a construção de uma piscina só assim é que se pode passar á parte prática - construção.
Infra-estruturas
Na área da parte estrutural da piscina em estudo existem dois balneários (1 feminino/1 masculino), e um chuveiro equivalente a cinco a seis pessoas.
Existem caleiras internas (finlandesas) que faz com que a água da piscina saia e vá novamente para as maquinas onde vai passar pelo processo de limpeza, antes disto a acontecer a agua sofre um processo também de limpeza mas mais leve, onde é utilizado o flocolante que tem o principal objectivo de manter a piscina limpa (junta a sujidade para ganhar um certo peso para ir ao fundo).
No aquecimento do ar e da água objectivo: trabalha com um tubo onde passa
existem 2 caleiras e totem a agua e as maquinas vão aquecer a agua do
– aquece, produzem energia sistema fechado.
Isto tudo depende da UTA (Unidade de Tratamento do Ambiente), função – sugam o ar da piscina onde passa por 1 filtro, que este também aquece. Existe também 2 tanques de compensação que faz com que a agua sai das caleiras e vem para os tanques, aí existem três camadas de areia para retirar o lixo;
1º- lavagem da agua(passa por filtros)
2º-limpeza onde passa pelos UV(através de 2 lâmpadas UV que elimina o resto dos resido que ficaram da anterior, principalmente as bactérias.)
3º-a agua sofre novamente um processo de limpeza mas aqui a agua mistura-se com o cloro.
Nota- os raios UV mata as bactérias depois necessita de 1ª colocação de cloro.
Sistema fechado-passagem pelo promotor que tem 2 placas. Por 1 lado passa a agua das maquinas e o outro passa a agua da companhia e um pouco da agua da piscina o que faz com que as placas aquecem e a agua também.
Para a piscina de 25 m temperatura varia entre 26 e 28; já para a piscina de 12m a temp. varia entre 28,30 e 31.A temp.ambiente tem que estar sempre 1 grau acima da temp. Agua.
*PH ideal é 7,5
Secretaria da piscina
Actividades realizadas na secretaria: contactos, avisos informações, cache diário…
Inscrições -Ex. Fazer regime livre (exigências: pagamento na hora e não mensal)
Informações necessárias para o procedimento da inscrição:
-grupo etário pertence
-nível técnico
-disponibilidade horária
-preenchimento de uma ficha de inscrição (contem um cartão de acesso)
O cartão controla: actividade, pagamentos, horários -limite de alunos por classe:
6meses-36meses
Bebe e adulto (preferencialmente pai/mãe)
Nº de alunos por classe-16 alunos (iniciação)
-18 alunos (nível médio)
Para a inscrição o clube exige uma declaração medica, assinatura de um termo de responsabilidade (no caso se for menor).
Rentabilização da piscina, é conforme as apetências, disponibilidade tanto da piscina e dos utentes.
O facto da piscina se encontrar fechada ao fim de semana a agua sofre um tratamento choque para que a agua no domingo possa repousar.
Ao realizar trabalho pude observar toda e estrutura de uma piscina tanto interna como externa, como por exemplo;
· A secretaria (toda a sua organização)
· As suas infra estruturas (todo o processo de limpeza da agua, e o que era necessário para o aquecimento da agua entre outros)
Para produzir este trabalho baseei-me essencialmente nos dados fornecidos pelas pessoas responsáveis, e o site para compreender melhor a sua origem (historia).
Em suma, eu na minha opinião foi agradável realizar este trabalho pois contribuiu de boa forma para o meu desconhecimento sobre a piscina em geral. Creio também para quem tiver o mínimo de interesse sobre o clube vai aprovar todo o trabalho e vai encontrar alguns aspectos sobre os quais maioritariamente não estão visíveis aos olhos de todos.
Bibliografia
http://www.sportingcaveiro.pt/
Apontamentos absorvidos durante a explicação do professor
Anexos
O SPORTING CLUBE DE AVEIRO, fundado em 21 de Março de 1951, é uma associação desportiva, cultural e recreativa, constituída como pessoa colectiva de direito privado e declarada de utilidade pública, nos termos do Decreto-lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no Diário da república, II série, nº 245 de 22 de Outubro de 1982, pelo seu contributo em prol do desporto.
Em 21 de Março de 1951, uma comissão de sportinguistas, da qual são relembrados os nomes de José Clemente, Capitão Aristides, António Massadas Rino e Júlio Simões, pessoas na altura muito ligadas ao desporto, tiveram a iniciativa de fundarem o clube.
A primeira sede, situou-se na Av. Dr. Lourenço Peixinho, próximo da estação da CP, num edifício que foi sede do Futebol Clube de Aveiro de onde nasceu o actual Sporting Clube de Aveiro.
Na sua primeira década de existência, a motonáutica foi a secção de maior notoriedade, tendo sido seus entusiastas, entre outros, Manuel Alves Barbosa, Eng.º Soares Pinheiro e Carlos Mendes.
Seguidamente a secção de ginástica, década de 60 e 70, teve também uma grande fase de expansão, tendo o clube na altura tido campeões nacionais.
A secção de natação, deu as suas primeiras braçadas, em 1971, nas piscinas municipais de Coimbra, onde uma classe se deslocava uma vez por semana. Em 1975, com a conclusão da então piscina da Direcção Geral de Desportos, organizou as suas escolas de natação, tendo ao longo de praticamente as décadas de 70 e 80 , dominado o panorama da natação regional, chegando a ter nadadores medalhados ao nível nacional, Pauça Borges e Germano da Velha, vice-campeão e campeão nacional respectivamente.
Em 18 de Setembro de 1999, teve finalmente, as suas próprias instalações, com a inauguração da sua actual piscina, em cerimónia conduzida pelo então secretário de estado, Dr. Miranda Calha.
Na canoagem, esta secção criada em 1986, também se orgulha de ter estado representada, pela sua atleta Sandra Matos, nos campeonatos da Europa e Mundiais de Juniores Actualmente o Sporting Clube de Aveiro, tem as seguintes modalidades:
Vela Canoagem Natação (Competição, lazer, hidroginástica, natação bebés, hidroryder, iniciação, aperfeiçoamento, manutenção) campismo.
17 de abril de 2008
Problemas a Ultrapassar na Organizaçao de Eventos desportivos
existem vários problemas tais como;
- problemas materiais
- problemas financeiros
- problemas humanos(devem ser considerados em três níveis distintos)
Já ao nível da organização propriamente dita há a considerar:
- um órgão de direcção
- os participantes
- instalações/material/equipamento
- os diferentes serviços de apoio
Aqui encontramos o essencial para que os problemas sejam diminutos, ao nível de qualquer organização, de modo a que sejam facilmente ultrapassados pelos organizadores.
Como elaborar um Regulamento de actividades fisicas
Um regulamento é o acto ou efeito de regular de forma a que haja disposição oficial que explique e regule a aplicação de um lei ou decreto.
Para a elaboração do mesmo é necessário que sejam considerados os seguintes aspectos:
- condições de participação
- funcionamento
- competição
- equipas
- regras
- jogos
- prémios
- disciplina
- entrega de prémios
- contactos
- calendário
Estes são os aspectos então a considerar para a elaboração de qualquer pratica desportiva formal de modo a que os interessados tenham resposta as questões por eles surgidas, se estes mesmos encontrarem resposta aquilo que procuram é porque estamos na presença de um regulamento muito bem estruturado.
9 de abril de 2008
curiosidades sobre o atletismo
As corridas são, em certo sentido , as formas de expressão atlética mais pura que o homen já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento fisico do atleta. As corridas dividem-se em curta distância ou de velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstaculos(barreiras) colocados no percurso