ATLETISMO

25 de abril de 2008

Relatório da Visita de estudo á Escola de Paço de arcos


ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB
Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA
ANO LECTIVO 2007/ 2008

Disciplina Organização e Desenvolvimento Desportivo
Curso Tecnológico de Desporto

Relatório da vista á escola de Paço de Arcos

Elaborado por:
Sara Daniela da Silva Mendes
Professor responsável Francisco Teixeira Homem
Aveiro, 18/19 de Fevereiro 2008

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de organização e desenvolvimento desportivo, onde foi proposto à turma do curso tecnológico de desporto da escola Jaime Magalhães Lima pela escola luís Freitas Branco que teve como principal finalidade a troca de experiencias entre as duas turmas em questão (10ºano de desporto). O trabalho consiste descrição da viagem realizada pelos alunos do 10ºh à escola de Paço de Arcos, em conjunto com o professor responsável, Francisco Teixeira Homem.
Esta visita teve duração de dois dias sendo eles, 17 e 18 de Fevereiro, onde no decorrer do trabalho se vai poder observar a descrição dos mesmos.
Foi no contexto que surgiu a ideia de realizar um relatório que seja possível responder as questões que surgiram durante a visita assim como sua analise descritiva, desde o momento da nossa partida até à chegada.
O objectivo deste trabalho é justamente apresentar as respostas ás questões possivelmente capaz de surgir, igualmente ao procedimento de fazer uma analise descritiva, como já foi referido anteriormente, de uma maneira pormenorizada.

Análise descritiva

Dia 18
dia 18, segunda-feira, primeiro dia da nossa visita, a saída estava prevista para as 8h:30m e assim foi, como um pequeno atraso mas nada de grande graveza. A viagem foi calma, com duas paragens pelo caminho, para descansar ir aos lavabos assim como comer alguma coisa. A chegada á escola de Paço de Arcos encontrava-se marcada para as 11:30 , mas chegamos por volta do 12:00. Após a chegada dirigimo-nos á sala de convívio dos alunos onde esperamos pelo professor, pois era ele que possuía as senhas de almoço, passado algum tempo foi-nos apresentado alguns alunos da turma de desporto do 11ºano onde estes também viriam a almoçar connosco. Depois, fomos buscar as nossas malas ao autocarro e leva-las para o local onde íamos pernoitar, que se seguia mais a frente uma pequena reunião com a turma de intercâmbio. Nesta reunião foi-nos apresentada a turma completa do 10ºano assim como do 11ºano, e colocadas algumas questões à turma em conjunto como por exemplo:”qual a nossa perspectiva em relação ao futuro profissional no âmbito do desporto?”. Após a aula foi-nos feita uma visita guiada a escola, visitando assim as suas entalações desportivas entre outros, já no final desta visita que terminou no pavilhão desportivo propuseram-nos a pratica de algumas actividades desportivas entre as quais; ténis, voleibol, futebol, basquete e ainda badmington. Prolongando-se assim até ás 6h:30, onde os alunos foram tomar o duche para de seguida irem jantar.
De seguida como ainda faltava algum tempo para a hora marcada para o jantar(8:00) o professor impingiu-nos uma ideia, ir dar um pequeno passeio. Chegada á hora do jantar fomos em direcção ao restaurante onde procedemos ao mesmo.
Já no final deste continuamos o passeio pela cidade (como já estava previsto), neste passeio fomos até a praia onde ficamos aí algum tempo, e logo de seguida fomos em direcção novamente á escola para dormir.

Dia 19
Terça-feira, a alvorada foi dada as 7:15m , para termos tempo de tomar o duche e o pequeno almoço antes que comece as aulas, após isso tivemos uma aula conjunta de educação física(pratica) onde o jogo proposto era corf ball, e as equipas eram formado as com alunos da escola de Aveiro juntamente com os alunos da escola visitada com objectivo de ambas interagirem -foi realizada no campo exterior. No final desta aula a turma dirigiu-se para o pavilhão onde lá também iria continuar a pratica desportiva mas em diferenciados desportos como; voleibol, badmington e futebol, onde aqui a turma visitante em conjunto com alguns elementos da outra turma foram divididos entre estas três modalidades desportivas. Os restantes alunos(so da escola visitada) também lhes foi imposto trabalho. A turma do 11ºano estava dirigida para organizar as actividades que os outros iriam praticar alternando rotativamente a sua posição a nível da organização das actividades, por outro lado a turma do 10ºano estava destinada a observar os nossos jogos procedendo assim as fichas de observação dos variados desportos presentes.
No final desta pratica desportiva os alunos tinham uma aula conjunta, onde nessa mesma foi abordada com o seguinte tema: ”técnicos de desporto e internet”. Esta aula tinha como principal objectivo, fazer com que os alunos juntamente com ambos os professores encontrar a relação entre os dois tópicos, ficando sem tempo a analise desse tema ficou só pelo o inicio, espera-se concluir essa analise na visita da escola em questão a Aveiro.
No final da aula fomos almoçar, e de seguida procedemos á despedida da escola e da turma com que foi realizado o intercâmbio
Dirigimo.nos para a pista de canoagem do jamor onde visitamos a sala onde se encontrava as canoas e onde também nos foi dada uma explicação sobre canoagem e os variados tipos de canoas. Demos uma pequena volta á pista e dirigimo-nos logo para a piscina olímpica que se encontrava uns metros á frente, entramos, observamos e por fim procede-mos ao retorno da viagem. No caminho para Aveiro foram feitas duas paragens, as mesmas no caminho para Paço de Arcos, a chegada foi por volta das 7:45m. Terminando assim a viagem

Objecto de estudo

Como objecto de estudo utilizei:
· a visita (intercambio), pois aqui tivemos a oportunidades de trocar experiencias com outras pessoas e conhecer a sua maneira diferente de agir em diferentes actividades desportivas.
· Pista de canoagem foi outro local visitado onde as esplicaçoes dadas foram muito esclarecedoras.
Aprendemos coisas tais como; a existência de várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade e por fim a Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas. assim como as características dos caiaques e canoas;
Caiaques com cascos com esta formatação tem grande estabilidade e suportam muito peso, são apropriados para principiantes. Para descidas de rios com águas agitadas, os caiaques devem ter baixo volume casco de perfil arredondado e linha de quilha arqueada, que proporciona extrema maneabilidade. Esta combinação de formato de casco com uma linha de quilha moderada proporciona aos caiaques estabilidade, velocidade e agilidade típica de embarcações destinadas a percorrer longos percursos nos mares e grandes rios. São caiaques fáceis de manobrar embora tenham grande comprimento. Com um formato próximo ao piramidal invertido, esta configuração de casco aliada a uma linha de quilha recta é destinada a barcos para competições de velocidade. Requer do remador extrema habilidade pois a instabilidade do mesmo é muito grande, e qualquer descuido leva a uma capotada.
Para corridas em águas agitadas esta configuração é a mais adequada, em virtude da facilidade de se retornar a posição normal com facilidade mesmo estando o barco totalmente inclinado para a lateral.
No nosso objecto de estudo também inclui-se a piscina olímpica onde não temos muito para dizer, podemos dizer que é constituída por 2, uma de 50metros e a outra tem a particularidade do seu piso descer dando a possibilidades de realização de provas de salto para a agua.
As actividades desportivas realizadas também nos serviram de objecto de estudo, pois podemos observar toda qual o método de aprendizagem utilizado e se esses funcionam, qual a aderência e interesse dos alunos na participação nas aulas e actividades propostas. Contudo a nossa observação pode concluir que o método utilizado lá é antagónico, do que é usado connosco.

Avaliação crítica

A minha análise em relação á visita de certa forma é positiva.
pois como já referido anteriormente este intercambio deu a conhecer outros lados do ensino, do método utilizado e acima de tudo a troca de experiencias entre ambas as turmas .
A parte que dinamizou ambas as turmas na minha opinião foi a prática de actividades físicas em conjunto pois aí as pessoas em geral interagem muito mais umas com as outras apesar da sua personalidade.
A visita a pista de canoagem e á piscina olímpica foi algo de diferente conseguiu a atenção da turma visitante, essa atenção foi conseguida pois na turma não à tanto contacto a nível da canoagem assim como a piscina olímpica, porque maior parte das pessoas presentes nunca tinham visto ou sequer entrado na piscina olímpica, na parte da pista de canoagem ouve um interesse maior pois foi nos dada uma explicação sobre a qual não existia tal conhecimento profundo sobre esta matéria por parte dos alunos.
na minha opinião acho que fomos criando demasiadas expectativas em relação a esta visita, e consoante o decorrer da mesma essas foram diminuindo. apesar de tudo correu bem e teve uma funcionalidade e objectivos bem formalizados.

Conclusão

Em resumo, pude observar todas as diferenças existentes a nível da aprendizagem, e perceber que a troca de experiencia é importante.

Nenhum comentário: