ATLETISMO

24 de abril de 2008

Visita de Estudo à piscina o Sporting






ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CEB
Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA
ANO LECTIVO 2007/ 2008


Disciplina Organização e Desenvolvimento Desportivo
Curso Tecnológico de Desporto


Relatório do clube Sporting de Aveiro (piscina)

Elaborado por:
Sara Daniela da Silva Mendes
Aveiro, 7 de Fevereiro 2008


Introdução
O SPORTING CLUBE DE AVEIRO, fundado em 21 de Março de 1951, é uma associação desportiva, cultural e recreativa, constituída como pessoa colectiva de direito privado e declarada de utilidade pública, nos termos do Decreto-lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no Diário da república, II serie, nº 245 de 22 de Outubro de 1982, pelo seu contributo em prol do desporto.

Em 21 de Março de 1951, uma comissão de sportinguistas, da qual são relembrados os nomes de José Clemente, Capitão Aristides, António Massadas Rino e Júlio Simões, pessoas na altura muito ligadas ao desporto, tiveram a iniciativa de fundarem o clube.
Ou seja, neste trabalho vou essencialmente falar de um conjunto de aspectos que estão directamente ligados á piscina desde, a sua história (onde/quando foi fundado, por quem etc. …), as suas infra-estruturas, a sua tipologia, também vou referir aspectos tais como as instalações utilizadas, os apoios que o clube tem (ex.: quantos e com quem se estabeleceram protocolos) qual constituição da equipa/atletas tanto feminino como masculino, assim como as varias funções exercidas a nível do secretariado, entre outras.

Este trabalho têm como principal objectivo compreender melhor todo o conjunto de aspectos referidos anteriormente, e essencialmente ajudar a entender a estrutura, tipologia, e meios necessários para ter uma piscina com condições necessárias para o seu melhor funcionamento.


O clube
Natação
O clube Sporting de Aveiro proporciona aos docentes várias modalidades, tais como; vela, canoagem, pólo aquático, natação, e campismo (mais directamente ligado aos sócios).
Dentro da área da natação podemos encontrar, a natação pura, natação para bebes, natação para crianças e para adultos, aperfeiçoamento também para crianças e também pré-competição e competição.
INICIAÇÃO A (adaptação ao meio aquático)
INICIAÇÃO B (já adquiriu alguma autonomia, deslocação na aula, respiração, e imersão).
A Piscina com proporções tem 25m por 16m, que é a piscina principal contendo assim 8 pistas tem requisitos essenciais para a realização de provas oficiais. Por outro lado a outra piscina, que cotem proporções inferiores á anterior (12m por 8m), a funcionalidade desta é de aprendizagem e adaptação, a sua profundidade varia entre os 90cm; 10cm de altura.

Fases de uma piscina
As piscinas são instalações destinadas às actividades aquáticas, compreendendo o tanque e os demais componentes. Isso significa que o termo piscina é mais abrangente que um reservatório de água destinado ao lazer, e dependendo do porte e tipo de empreendimento inclui vestiários, banheiros, bebedouros, entre outros. Para a construção de uma piscina 1º é preciso ter em conta o projecto a definir, ou seja, o projecto de arquitectura de uma piscina considera como objectos de estudo as bordas, raias, sistema de aquecimento e hidráulica, iluminação, água de enchimento, saliências e degraus.
Segundo a NBR 9818, que exclui dessa norma as piscinas residenciais privadas, desportivas e especiais, as demais devem obedecer à tabela a seguir:

Fases do projecto:

· Papel (desenhar a planta);
· Envia-lo para as actividades competentes, que estas vão avaliar a anterior;
· E a sua localização;
Para a construção de uma piscina é preciso ter em conta e seguir estas três fases do projecto, e se estas tiverem de acordo com as expectativas esperadas com a tipologia para a construção de uma piscina só assim é que se pode passar á parte prática - construção.

Infra-estruturas
Na área da parte estrutural da piscina em estudo existem dois balneários (1 feminino/1 masculino), e um chuveiro equivalente a cinco a seis pessoas.
Existem caleiras internas (finlandesas) que faz com que a água da piscina saia e vá novamente para as maquinas onde vai passar pelo processo de limpeza, antes disto a acontecer a agua sofre um processo também de limpeza mas mais leve, onde é utilizado o flocolante que tem o principal objectivo de manter a piscina limpa (junta a sujidade para ganhar um certo peso para ir ao fundo).

No aquecimento do ar e da água objectivo: trabalha com um tubo onde passa
existem 2 caleiras e totem a agua e as maquinas vão aquecer a agua do
– aquece, produzem energia sistema fechado.

Isto tudo depende da UTA (Unidade de Tratamento do Ambiente), função – sugam o ar da piscina onde passa por 1 filtro, que este também aquece. Existe também 2 tanques de compensação que faz com que a agua sai das caleiras e vem para os tanques, aí existem três camadas de areia para retirar o lixo;
1º- lavagem da agua(passa por filtros)
2º-limpeza onde passa pelos UV(através de 2 lâmpadas UV que elimina o resto dos resido que ficaram da anterior, principalmente as bactérias.)
3º-a agua sofre novamente um processo de limpeza mas aqui a agua mistura-se com o cloro.
Nota- os raios UV mata as bactérias depois necessita de 1ª colocação de cloro.
Sistema fechado-passagem pelo promotor que tem 2 placas. Por 1 lado passa a agua das maquinas e o outro passa a agua da companhia e um pouco da agua da piscina o que faz com que as placas aquecem e a agua também.
Para a piscina de 25 m temperatura varia entre 26 e 28; já para a piscina de 12m a temp. varia entre 28,30 e 31.A temp.ambiente tem que estar sempre 1 grau acima da temp. Agua.
*PH ideal é 7,5














Secretaria
Secretaria da piscina
Actividades realizadas na secretaria: contactos, avisos informações, cache diário…
Inscrições -Ex. Fazer regime livre (exigências: pagamento na hora e não mensal)
Informações necessárias para o procedimento da inscrição:
-grupo etário pertence
-nível técnico
-disponibilidade horária
-preenchimento de uma ficha de inscrição (contem um cartão de acesso)
O cartão controla: actividade, pagamentos, horários -limite de alunos por classe:
6meses-36meses
Bebe e adulto (preferencialmente pai/mãe)
Nº de alunos por classe-16 alunos (iniciação)
-18 alunos (nível médio)
Para a inscrição o clube exige uma declaração medica, assinatura de um termo de responsabilidade (no caso se for menor).
Rentabilização da piscina, é conforme as apetências, disponibilidade tanto da piscina e dos utentes.
O facto da piscina se encontrar fechada ao fim de semana a agua sofre um tratamento choque para que a agua no domingo possa repousar.












Conclusão

Ao realizar trabalho pude observar toda e estrutura de uma piscina tanto interna como externa, como por exemplo;
· A secretaria (toda a sua organização)
· As suas infra estruturas (todo o processo de limpeza da agua, e o que era necessário para o aquecimento da agua entre outros)

Para produzir este trabalho baseei-me essencialmente nos dados fornecidos pelas pessoas responsáveis, e o site para compreender melhor a sua origem (historia).
Em suma, eu na minha opinião foi agradável realizar este trabalho pois contribuiu de boa forma para o meu desconhecimento sobre a piscina em geral. Creio também para quem tiver o mínimo de interesse sobre o clube vai aprovar todo o trabalho e vai encontrar alguns aspectos sobre os quais maioritariamente não estão visíveis aos olhos de todos.

Bibliografia

http://www.sportingcaveiro.pt/

Apontamentos absorvidos durante a explicação do professor

Anexos
O SPORTING CLUBE DE AVEIRO, fundado em 21 de Março de 1951, é uma associação desportiva, cultural e recreativa, constituída como pessoa colectiva de direito privado e declarada de utilidade pública, nos termos do Decreto-lei nº 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no Diário da república, II série, nº 245 de 22 de Outubro de 1982, pelo seu contributo em prol do desporto.
Em 21 de Março de 1951, uma comissão de sportinguistas, da qual são relembrados os nomes de José Clemente, Capitão Aristides, António Massadas Rino e Júlio Simões, pessoas na altura muito ligadas ao desporto, tiveram a iniciativa de fundarem o clube.
A primeira sede, situou-se na Av. Dr. Lourenço Peixinho, próximo da estação da CP, num edifício que foi sede do Futebol Clube de Aveiro de onde nasceu o actual Sporting Clube de Aveiro.

Na sua primeira década de existência, a motonáutica foi a secção de maior notoriedade, tendo sido seus entusiastas, entre outros, Manuel Alves Barbosa, Eng.º Soares Pinheiro e Carlos Mendes.
Seguidamente a secção de ginástica, década de 60 e 70, teve também uma grande fase de expansão, tendo o clube na altura tido campeões nacionais.
A secção de natação, deu as suas primeiras braçadas, em 1971, nas piscinas municipais de Coimbra, onde uma classe se deslocava uma vez por semana. Em 1975, com a conclusão da então piscina da Direcção Geral de Desportos, organizou as suas escolas de natação, tendo ao longo de praticamente as décadas de 70 e 80 , dominado o panorama da natação regional, chegando a ter nadadores medalhados ao nível nacional, Pauça Borges e Germano da Velha, vice-campeão e campeão nacional respectivamente.
Em 18 de Setembro de 1999, teve finalmente, as suas próprias instalações, com a inauguração da sua actual piscina, em cerimónia conduzida pelo então secretário de estado, Dr. Miranda Calha.
Na canoagem, esta secção criada em 1986, também se orgulha de ter estado representada, pela sua atleta Sandra Matos, nos campeonatos da Europa e Mundiais de Juniores Actualmente o Sporting Clube de Aveiro, tem as seguintes modalidades:
Vela Canoagem Natação (Competição, lazer, hidroginástica, natação bebés, hidroryder, iniciação, aperfeiçoamento, manutenção) campismo.




Nenhum comentário: